A giardia lamblia é um parasito cosmopolita que atinge ambos o sexos, sendo mais comum nas crianças.
Na sua morfologia o trofozoíto possui forma de pêra apresentando extremidade anterior dilatada e posterior afilada. Possui disco suctorial com função de fixação do parasito nas células epteliais. Tem dois núcleos ovóides e 8 flagelos.
Na sua forma de cisto possui forma ovulada, é incolor. Tem presença de dois ou quatro núcleos, axonemas e corpos parabasais.
Esse parasito pode ser encontrado em todo intestino delgado, excepcionalmente no intestino grosso.
Os cistos são formas infectantes, são muito resistentes e podem permanecer por vários tempos no meio exterior. Quando são ingeridos, passam pelo estômago e chegam no duodeno onde perdem a membrana cística transformando-se em trofozoíto, assim fixando na parede do duodeno através do ducto suctorial. Esses trofozoitos se multiplicam de forma binária longitudinal.
Quando um grande numero de trofozoítos "tapetam" o duodeno, eles produzem uma barreira que impede a absorção de vitaminas lipossoluveis, ácidos graxos e ácido fólico. O ducto suctorial é capaz de produzir irritação com lesões das visolidades intestinais, produzindo atrofia focal ou total diminuindo a absorção intestinal.